Páginas

E-familynet.com Ticker

Febrinha chata - sinal de dentes á caminho!!!

Olá mamães...
 
A Babi anda com uma febrinha chata... e logo achei que fosse dos dentinhos de cima que estão doidinhos pra nascer. Já que coloquei o dedo e senti aquelas serrinhas querendo sair... =/ 
A Babi é MUITO boazinha, ela não fica resmungando, nem fica moleguinha. Ela fica com febre, mas brinca, da risada, faz gracinha e fica super carinhosa, dando beijinhos toda hora. 
Aquela coisa que comer pouco, agora não é todo santo dia. Agora ela está comendo melhor. Acostumou com leite Ninho, nem precisei bater com fruta, como disse a amiga Flavi Bicho Mãe. 
  
Olha o que diz o Guia do Bebê... 

Primeiros dentinho:

Certamente as mamães experientes já perceberam essa incômoda situação: o nascimento dos primeiros dentinhos deixa a criança chatinha e irritada por causa do desconforto que a erupção dos dentes ocasiona. Algumas mamães ficam preocupadas e não sabem o que fazer para acalmar o bebê.
O surgimento dos dentes ocorre mais ou menos aos 6 meses de idade e os primeiros a aparecer são os incisivos centrais inferiores. Depois aparecem os incisivos centrais superiores, seguido pelos incisivos laterais inferiores. Por volta de 1 ano e meio surgem os incisivos laterais superiores. Então começa a erupção dos dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos e os segundos molares.
Aos 3 anos, seu filho terá todos os dentes de leite. Ao todo, são 10 dentinhos na arcada de cima e 10 na arcada de baixo. As mamães não devem ficar preocupadas se no primeiro aniversário do seu filho nenhum dente aparecer ao mundo. É normal um atraso de até 8 meses.
Pode acontecer casos de bebês que nascem com dentes. Mas não pense que o seu filho antecipou várias fases de vida logo após sair da barriga da mãe. Não, não. Esses dentes são chamados de dentes natais. Algo normal. Os dentes que aparecem nas primeiras semanas de vida são chamados de neonatais.
Dente antes do tempo pode machucar o nenê e a mamãe - Normalmente, os dentes natais ou neonatais são os incisivos inferiores. O dente pode ser deixado caso não estiver causando qualquer dificuldade à criança. Essa dentição precoce, entretanto, pode machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento materno.
Para que isso não aconteça, o odontopediatra fará um polimento dos dentes.
Mas se o dente estiver muito mole com perigo da criança aspirá-lo, o odontopediatra então fará uma cirurgia simples para extraí-lo. A mamãe pode ficar despreocupada que outro dente nascerá no lugar do dente extraído.
Dica: mamãe, nunca tente retirar o dente do seu bebê em casa.
Os primeiros sinais de que os dentinhos estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.
Bebê irritado com a chegada dos dentinhos - A erupção dos primeiros dentinhos geralmente ocorre no período em que a criança já senta e aumenta seu espaço para brincar. Essa época é onde o bebê leva a mão e tudo o que pega à boca, principalmente para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar estados febris, vômitos e diarréias, sintomas sempre relacionados com o aparecimento dos primeiros dentinhos.
Para aliviar a coceira gengival, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.
Aos seis meses, o período de introdução de novos alimentos também se inicia. Comece aumentar a consistência dos alimentos gradualmente. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação.
A mamãe pode ainda fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva, sempre com a mão bem limpa. Se a irritação for muito forte, consulte o médico que poderá receitar analgésicos e antitérmicos.
Os dentes de leite servem como guia para o posicionamento e a fixação correta da dentição permanente além de auxiliar na mastigação e no desenvolvimento da fala. Então os cuidados devem começar mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos. É preciso caprichar na higiene bucal do bebê.
Nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia. A primeira visita ao dentista que dará orientações sobre como fazer a higienização deve ser nos primeiros meses também.
Com a erupção do primeiro dente, pode-se começar a utilizar uma escova pequena, macia e com cerdas arredondadas. O cuidado com a dentição precoce do seu bebê é sinônimo de um sorriso saudável no futuro.

Bruno Rodrigues

Então se algumas de vocês estão achando estranho a demora de aparecem novos dentinhos, podemos ficar tranquilas depois dessa matéria, né?
Porque a Babi só tem 2 dentinhos, os debaixo!!! Vejo bebês que são até mais novos que a Babi com a boquinha cheia de dentes. 
Cada bebê tem sua fase, não só para os dentes, mas como para MUITAS outras coisas, que vocês já estão carecas de saber!!!

A Babi sempre escova seus dois dentinhos... vamos ver o que falam a respeito da escovação, no Guia do Bebê...
  
 Aprendendo a escovar os dente:

É bom motivar e ensinar a criança a escovar os próprios dentes e passar o fio dental para que ela desenvolva um sentimento de responsabilidade pela sua saúde oral. Porém, até os seis anos de idade, a criança não tem coordenação nem habilidade suficiente para realizar uma escovação eficaz. Até ela ficar craque, um adulto precisa estar sempre por perto na hora de escovar os dentes.
Em primeiro lugar a criança precisa aprender a dividir corretamente o tempo de escovação dos dentes e fazer o movimento durante 10 segundos em cada grupo de dois dentinhos.
Existem várias técnicas para ensinar as crianças a escovar o dente. A Dra. Christiana Murakami ensina uma técnica chamada Fones, que envolve três movimentos básicos: trenzinho, bolinha e vassourinha.
“Nas superfícies oclusais dos molares (aonde mordemos, nos dentes de trás) fazemos o trenzinho, um movimento de vai-e-vem pegando de 2 em 2 dentes e sempre contando até 10. Em seguida fazemos a bolinha, movimentos circulares nas superfícies vestibulares (na parte “de fora” dos dentes, que fica voltada para os lábios) sempre pegando o dente e a gengiva para prevenir a gengivite. Por último fazemos a vassourinha, movimento de varrer, partindo da base do dente perto da gengiva e indo “para cima” e em direção a bochecha nas superfícies linguais (face do dente que fica ao lado da língua nos dentes de baixo e voltada para o céu da boca nos dentes de cima)”.
Quando terminar todos os dentinhos, a criança deve escovar a parte superior da língua e passar o fio dentel, que também ajuda a abrir o espaço entre os dentes para as cerdas da escova penetrarem melhor.
O fio dental serve para limpar os lugares que a escova não consegue alcançar. “Mesmo em crianças que têm os dentes de leite bem espaçados, a escova não consegue limpar dos ladinhos e é essencial passar o fio dental nas faces laterais dos dentes fazendo um movimento de esfregar, parecido com o de engraxar sapatos ou de secar as costas com a toalha”, alerta.
Paula R. F. Dabus
Nos mercados você encontra escovinhas e pastas de dentes infantil!

Bom, e isso mamães...

Beijos e até o próximo post...
 

7 comentários:

  1. amiga com certeza eu axo q quanto mais demorar p nascer é melhor! afinal é um cuidado a menos né? A Clarice adora escovar os dentes!!! ate tenta sozinha ssrsrs ja ja essa menina vai ta com a boca cheia de dente! o coisa linda!!! bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Amiga, não sei se te falei sobre os mordedores com agua ( aqueles que vc coloca na geladeira, anestesia a gengiva e acalma a criança) eles são otimos, tente...
    E que passe essa fase sofrida que é a dos dentinhos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Temos um selinho e mais um desafio, espero que goste!
    Tarciane Amorim - A mãe do Alisson Filho

    ResponderExcluir
  4. Amiga aqui a Yasmin continua desdentada, não tem nenhum dente.

    ResponderExcluir
  5. Carol,por aqui a coisa ta bem punk!!
    essa saida dos dentinhos sao uma verdadeira chatisse!
    tadinha delas...
    ainda bem q sua BIbi e boazinha, rafa tbm era, ate hoje! rsrs.

    ResponderExcluir
  6. A Carol melhoras pra gatinha viu?! Esses desntes judiam delas né?!

    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes com seus comentários!!! Obrigada^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
O trabalho Mundo cor de rosa de Babi de "Mundo cor de rosa de Babi" foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.