Páginas

E-familynet.com Ticker

"Terror Noturno"

Olá mamães, tudo certinho?

Acho que não contei ainda aqui no blog, apenas para algumas amigas no face. Que a Babi está com o não tão famoso para a algumas mamães, "Terror Noturno".

Não tem uma frequência certa, acontece algumas vezes na semana, e tem vezes que não acontece nenhuma. 
Ela acorda aos berros no meio da madrugada, e nada há de fazê-la parar de chorar e gritar.
E do nada ela para e volta a dormir (soluçando). Até acontecer tudo novamente.
No começo ficamos muito assustados óbvio, imagina, você ver sua filha chorar e gritar desesperada e você não saber o que é, e não ter o que fazer? É horrível, me sinto impotente, uma mãe de m* . Mas depois acabei pesquisando e sabendo do que se tratava. E entendi o que era e que eu poderia até ser uma mãe de m*, mas não esse caso... kkkkkkkk 
Eu falo dormindo, e levanto, o papai também. Então com ela não seria diferente!!!

Vou mostrar uma matéria aqui pra vocês o que é esse tal terror noturno.


O Pediatra do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo esclarece as principais dúvidas sobre essa manifestação tão comum entre crianças pequenas.



 
O que é o terror noturno?
É uma atividade anormal do sono. Ele faz parte de uma categoria de manifestações noturnas conhecida por parassonia. Falar e andar dormindo também são formas de parassonia. O terror noturno é bastante frequente em crianças, principalmente entre os 2 e os 5 anos de idade. Na fase pré-escolar, ele chega a atingir metade da população infantil, segundo estatísticas internacionais.
 
O que acontece com a criança na hora da crise?
Depende da idade. Os bebês de colo simplesmente acordam chorando no meio da madrugada. Já as crianças mais velhas também costumam gritar ou emitir sons sem nexo. Muitas vezes, os pais se deparam com o filho sentado na cama e de olhos abertos. E o que assusta é que a criança não reconhece ninguém e não para de chorar ou gritar. É uma cena realmente impressionante... Sim, os pais ficam muito assustados... Mas, apesar de causar espanto, o terror noturno é uma manifestação benigna, ou seja, não representa risco para a saúde ou o desenvolvimento da criança. O estado de transe dura até 15 minutos e depois a criança retoma o sono normal.
 
Qual é a diferença entre terror noturno e pesadelo?
Os sonhos acontecem durante o chamado sono R.E.M., ou rapid eye movement (movimento rápido dos olhos), que se dá no fim da madrugada. Já o terror noturno ocorre na primeira metade da noite, quando a pessoa ainda não atingiu o sono R.E.M. Muitas crianças acordam depois de um pesadelo. No caso do terror noturno, a criança dificilmente acorda por conta própria. Além disso, as pessoas se lembram dos sonhos ou pesadelos que tiveram, enquanto os que apresentam terror noturno nunca fazem ideia do que se passou durante a noite.
 
O que explica o terror noturno?
A hipótese mais aceita é a de que o terror noturno tem a ver com o desenvolvimento do sistema nervoso central. É como se o cérebro ainda não estivesse suficientemente maduro para realizar a transição entre o sono e o despertar. Por isso, a criança fica em um “limbo” entre o dormir e o acordar. Em geral, pais que falam à noite ou são sonâmbulos têm filhos com terror noturno.
 
Como se comportar diante desse tipo de manifestação?
A primeira orientação é jamais tentar acordar a criança. Isso só vai fazer com que os eventos se tornem mais frequentes e prolongados. O ideal é não intervir e deixar que o momento de transe passe naturalmente e o pequeno volte a dormir. Só é preciso cuidado com as crianças que também caminham adormecidas. Nesse caso, não deve haver obstáculos ou objetos pontiagudos no quarto. O acesso a escadas e janelas também deve ser obstruído. Basicamente, a ordem é tomar medidas para evitar acidentes.
 
O terror noturno acontece com que frequencia?
Varia bastante. Uma criança pode ter dois eventos em uma semana e ficar um mês sem manifestar o problema. Outra pode ter episódio a cada dez dias. Não dá para precisar.
 
Existem situações que favorecem as crises?
É muito importante manter uma rotina adequada de sono para crianças com terror noturno. Isso significa dormir cedo e no horário e reduzir a agitação antes do sono. Quando a criança chega agitada de passeios e festas, o risco de apresentar eventos de terror noturno aumenta.
 
Problemas emocionais podem precipitar o terror noturno?
Sim, mas não é a regra. Diante de crises familiares, escola nova, chegada de um irmãozinho ou outras mudanças importantes em sua vida, as crianças têm mais chances de sonhar do que de apresentar terror noturno.
 
Há casos considerados graves?
Sim, porém são bastante raros. Existem crianças que tem dois ou três episódios por noite e passam a apresentar sintomas de privação de sono. Durante o dia, elas têm febre, sonolência e irritação. Também ficam mais vulneráveis a doenças. Nesse caso, é preciso procurar ajuda.
 
Existe cura para o terror noturno?
Não existe um tratamento específico, mas o terror noturno normalmente cessa quando a criança atinge a adolescência. Às vezes, o problema desaparece antes.

fonte: www.bebe.abril.com.br


Beijos até o próximo post...


9 comentários:

  1. Isso anda acontecendo por aqui, no começo achei que fosse outra coisa,más agora lendo seu post com clareza percebo que esse tal de terro noturno anda assombrando nossas noites e deixando minha pequena tão assustada :(

    Ela também acorda do nada de madrugada gritando e isso assusta agente demais né?!

    Bjs! Espero que essa fase aqui e por ai para logo.

    ResponderExcluir
  2. Amiga que bom esse teu post viu...Por que Sofia andou tento essas crises de choro do nada e voltava a dormir do nada...Dá uma dózinha...mas aconteceu umas 4 vezes só então não acho que seja terror noturno,acho que foi mais pesadelo ou algo assim(apesar dela voltar dormir depois super trankila kkk)..
    Mas foi muito exclarecedor teu post...E olha espero que da Babi passe bemmmm antes da adolescencia...
    Beijos nas 2...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, bem explicativo!
    Aqui nunca aconteceu isso não! e espero que isso suma logo da Babi, deve ser mesmo muito ruim não poder fazer nada né!


    Beijinhos em vocês!

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor seu post.
    Desconfio que a Bella tenha o terror noturno, mas como ela se acostmou à acordar à noite confundo, não sei se é costume. Mas o fato éque sepre acorda chorando, algumas vezes de olhos fechados mesmo, teve um dia que nada a fez se acalmar.

    Bom saber que isso é bem comum.

    bjão e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Ei Carol! Laura passou por isso quando tinha, mais ou menos, a idade da Babi. É normal, como dizem os médicos. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi minha amiga, eu conheci a pouco tempo o "Terror Noturno" numa reportagem no programa "Bem estar" e realmente as mães se sentem impotentes nesse caso, mas não tem nada a ver com vcs!
    Torço pra isso passe logo, bem antes do que possamos imaginar.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que chato, amiga! Espero que passe logo!
    Não conhecia não. Obrigada por compartilhar.
    Beijo,
    Ju

    ResponderExcluir
  8. ai q dó amiga! sabe q a clarice teve disso com uns 6 a 7 meses, uns choros doidos q dava dó! e da muita dó né amiga? mas passa, vamos esperar p passar, so o coração d mãe q te q aguentar! bju na babibaidinha q eu amo!

    ResponderExcluir
  9. Ja aconteceu aqui mais de duas vzs, falei com a pedi
    e ela disse q se nao acontecia todos os dias,era la cada tantos dias...nao havia problema...mas e asustador.

    Rafa gritava em desespero, nada a acalmava e ela nao conseguia abrir os olhos pra nos ver... horrivel msm, mas graças a Deus isso passa. Cris e eu tbm falamos dormindo.

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes com seus comentários!!! Obrigada^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
O trabalho Mundo cor de rosa de Babi de "Mundo cor de rosa de Babi" foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.